terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Página 20 - Osvaldo Medina

20 - Osvaldo Medina

Página 19 - Derradé

19 - Derradé

Página 18 - Pedro Cruz

18 - Pedro Cruz

Página 17 - Ilda Teresa Castro

17 - Ilda Teresa Castro

Página 16 - Sofia Neto

16 - Sofia Neto

Página 15 - Lança Guerreiro

15 - Lança Guerreiro

Página 14 - Carlos Moreno

14 - Carlos Moreno

Página 13 - Gastão Travado

13 - Gastão Travado

Página 12 - Pedro Alves

12 - Pedro Alves

Página 11 - Álvaro

11 - Álvaro

Página 10 - Pedro Mota

10 - Pedro Mota

Página 9 - Filipe Duarte



 9 - Filipe Duarte 
 
 

 

Filipe Duarte nasceu na Amadora, a 29 de agosto de 1978. O seu interesse por banda desenhada manifestou-se desde muito cedo, resultando numa carreira prolífica. O seu trabalho é influenciado por vários autores como Jack Kirby, Giorgio Cavazzano, Moebius, André Franquin e Osamu Tezuka. Como editor da Znok, publicou várias histórias da sua autoria. Também colaborou em fanzines/revistas como "Kzine", "Zona Monstra", "Zona Nippon", a revista australiana "Something Weird" e Portugal 2055. Recentemente, publicou a novela gráfica A Última Nota, em colaboração com o escritor André Mateus. 

Em 2019, ilustrou e, em colaboração com o Museu Bordalo Pinheiro, editou a biografia Rafael Bordalo Pinheiro: Uma Vida em Desenhos, vencedora do prémio “Melhor Publicação Independente” nos Troféus Central Comics 2020. 

 

Instagram: filipeduartebd

 

Site:filipeduartebd.webnode.pt

 

Página 8 - João Amaral

8 - João Amaral







João Amaral 

 João Amaral nasce em Novembro de 1966. Estreia-se em 1994, com Rui Carlos Cunha, pelas Edições Asa, numa adaptação para banda desenhada de A Voz dos Deuses, de João Aguiar. Colabora nas Selecções BD – 2ª Série, entre 1999 e 2000, com O Que Há de Novo no Império? e O Fim da Linha, um remake de O Comboio Apitou Três Vezes, de Fred Zinneman, passado numa aldeia portuguesa durante a viragem do milénio. Ganha uma menção no Festival da Sobreda, em 2002, na categoria de Novos Valores, com Game Over.

Em 2003, é um dos autores que participa no álbum Vasco Granja-Uma Vida, Mil Imagens, com Missão Quase Impossível, elaborada com o argumentista Jorge Magalhães. A mesma dupla fará Ok Corral, uma história de quatro páginas (assinando com os pseudónimos de Jhion e Zhion).

Nos anos seguintes, publica História de Manteigas, Bernardo Santareno – Fragmentos de uma Vida Breve e História de Fornos de Algodres, pela Âncora Editora. Durante dois anos, colabora no jornal Cruz Alta, com Isabel Afonso, em O Gui, a Nô... E Os Outros, sob o pseudónimo de Joca.

Em 2012, novamente pelas edições Asa, assinando como Jhion, lança com Miguel Peres, o álbum Cinzas da Revolta, passado em Angola, nos primeiros anos da guerra colonial. Em 2014, surge pela Porto Editora, a adaptação para banda desenhada do romance homónimo de José Saramago, A Viagem do Elefante. Já em 2017 publicou sob a chancela das Edições Esgotadas Museu Nacional Grão Vasco 1916 – 2016/Em Busca da Arte Perdida, um livro que narra os vários episódios que formam a história do museu ao longo de cem anos.

Em 2019, a propósito dos 25 anos do lançamento de A Voz dos Deuses, publicou uma nova edição desta obra pela editora Arcádia, desta vez mais consentânea com o original, ou seja a preto e branco.

Pelo meio, colaborou também em acções publicitárias, com revista A Rua Sésamo, fez postais de felicitações e ilustrações para livros, desde romances a manuais escolares. No seu blogue, entre inéditos que mostra, assinou desde 2010 (e durante vários anos), como Joca, a tira Fred & Companhia. Por fim, em 2013 ganhou no Festival Internacional de Banda Desenhada de Viseu, o troféu Animarte pelo conjunto da sua obra.


Página 7 - João Mascarenhas

7 - João Mascarenhas

Página 6 - Miguel Falcato

6 - Miguel Falcato

Página 5 - Hugo Teixeira

5 - Hugo Teixeira

Página 4 - Sérgio Santos

4 - Sérgio Santos




Sérgio Santos

Apesar de acumular as funções de desenhador e argumentista na maioria das histórias que cria, teve já oportunidade de colaborar em parceria com autores nacionais e estrangeiros.
Já participou com trabalhos seus nas publicações Nicotina Zine, CBK Vol 32 e Cliff Comics. Teve também uma história de BD publicada Zona Contacto, entrou também em vários concursos de BD da Amadora BD, C. M. de Odemira e Avenida Marginal.
Vários contos literários da sua autoria foram também já publicados em antologias e revistas da especialidade.
É o fundador e editor da revista de BD H-alt. 

http://golpe-de-asa.blogspot.pt
https://www.facebook.com/sergusart

Página 3 - Andreia Rechena

3 - Andreia Rechena

Página 2 - Pepedelrey

2 - Pepedelrey

Página 1 - Álvaro

1 - Álvaro