quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Página 41 - Rita Cortês

 

41 - Rita Cortês

 

Rita Cortês nasceu em Lisboa nos anos 60 do século passado. Começou a sua formação em desenho, no âmbito

da arqueologia. Licenciou-se em História e concluiu o Mestrado em História dos Descobrimentos. Retomou o

desenho pintando painéis no Festival de BD de Beja, fazendo BDs para o Fanzine Venham + 5 e frequentando,

durante 4 anos, os cursos de Desenho Científico do Museu de História Natural de Lisboa. Actualmente

trabalha como ilustradora freelancer, faz parte dos Urban Sketchers e do Grupo do Risco.


https://www.instagram.com/ritacortez_illustration/

 

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Página 40 - Quico Nogueira


40 - Quico Nogueira


Após alguns anos a trabalhar como Engenheiro Civil decidiu seguir a sua paixão por Ilustração, Banda Desenhada e Animação.

Depois de uma tira publicada no BD Jornal em 2006, iniciou a sua carreira profissional em 2009, na área de ilustração e desde então tem trabalhado em alguns projectos de animação, mas maioritariamente como ilustrador, artista conceptual e autor de Banda Desenhada.

Vencedor do último Salão de Moura na categoria de Banda Desenhada, e no mesmo ano de 2013, do primeiro prémio de Odemira no mesmo escalão.

Responsável pelo concept art das personagens da série, abandonada, e posteriormente transformada em filme, Capitão Falcão da produtora Indivídeos, participou pontualmente em curtas de animação como arte finalista.

Ex-membro residente do The Lisbon Studio e participante enquanto autor nos últimos dois livros da TLS Series Viagens e “Raízes”.

Desenhador, através do projecto BEACON, de uma Banda Desenhada formativa, “O Jogo das Alterações Climáticas”, sobre alterações climáticas, publicada a nível europeu. Tem estado desde então, ligado a outros projectos sobre a mesma temática.

Frequentou os cursos de Ilustração e Animação Tradicional, na FBAUL, leccionados através do CITEN, e mais recentemente, em 2019, fez uma formação alargada de pintura com o renomado ilustrador de fantasia Todd Lockwood.

Outros locais aonde encontrar o seu trabalho:

https://www.facebook.com/QuicosIllustrationAndComics/
https://www.instagram.com/quico.nogueira/

 

 

 

 

 

 

 

 

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Página 39 - Véte

 

 39 - Véte

 

Nascido em Beja, em abril de 1979, com o nome Silvestre Francisco, começou desde cedo a riscar as páginas brancas dos livros do pai bem como qualquer pedaço de papel a que deitasse as mãos. Sempre teve banda desenhada à mão de semear mas foi a partir dos 11 anos, por causa de um modesto número da revista Thor desenhado por Jack Kirby e lançada em Portugal pela Distri Editora, que começou a tentar criar histórias em sequência. Em 1996, integra o 1.º Atelier de Banda Desenhada da Casa da Cultura (posteriormente apelidado como Atelier Toupeira) ao qual permanece ligado. Publicou em diversos fanzines coletivos como o Pax Fanzine 3000, Lua de Prata e Venham + 5, bem como dezenas de fanzines próprios como o 9.ª Arte Fanzine, Pesadelos Mortais, X-Pe, H (…) e os recentes Homem Polvo e O Amor é Apenas uma Palavra. Participou também em várias exposições coletivas e colabora com o Festival Internacional de BD de Beja desde a sua criação. A nível internacional, publicou histórias curtas em fanzines de Espanha, México e EUA, podendo o seu trabalho ser encontrado em sites como o Webtoon e na loja Comixology.